Para aproveitar todas as facilidades de assinar documentos eletronicamente e à distância, você precisa de uma identidade virtual: o certificado digital e-notariado.

Ele é o documento que vai legitimar o procedimento e pode também ser solicitado remotamente, sem a necessidade de comparecer pessoalmente ao cartório.

Mas como funciona? É seguro? Tem custo para emissão? Quais documentos posso assinar com ele? As respostas para todas essas dúvidas você confere a seguir – avance com a leitura para conhecê-las!

O que é o certificado digital e-notariado?

Em abril de 2019, o Brasil deu um grande passo na desburocratização dos serviços de cartório com o lançamento da plataforma e-notariado, um sistema que até 2020 apresentava uma oferta limitada de serviços.

No decorrer da pandemia, houve a modernização da ferramenta com o Provimento 100/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ampliou a relação de atos que podem ser realizados de forma online com os mesmos efeitos dos atos presenciais, através de videoconferência com a presença dos usuários e do tabelião.

Porém, como comprovar a identidade dos envolvidos na assinatura de documentos como escrituras e procurações?

Através do certificado digital do e-notariado, que permite a confirmação das partes e é um dos requisitos obrigatórios que dá validade jurídica à transação online.

Como funciona o certificado digital e-notariado?

Essa espécie de “carteira de identidade virtual” específica para assinaturas de atos notariais utiliza criptografia para assegurar a autenticidade da assinatura.

Já o mecanismo de registro virtual da plataforma e-notariado, onde ficam armazenados os documentos digitais assinados, usa a blockchain, tecnologia à prova de fraudes que confere segurança e confiabilidade aos atos.

De forma semelhante aos procedimentos registrados nos livros dos cartórios, os documentos certificados pela plataforma e-notariado nunca mais poderão ser modificados, exceto por solicitação expressa daqueles que o assinaram e nos casos autorizados por lei.

Como solicitar o certificado digital e-notariado?

A solicitação do certificado e-notariado deve ser feita em um cartório de notas credenciado como autoridade certificadora pelo Colégio Notarial. A Rio Escrituras também realiza a emissão do certificado digital e-notariado de maneira virtual e gratuita, sem a necessidade de comparecer presencialmente ao cartório.

Nesse caso, a identidade do solicitante é comprovada por videoconferência na própria plataforma do e-notariado. Veja os documentos necessários para o certificado digital:

  • Documento de identidade com foto
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Fotografia atual de rosto com boa resolução
  • Nº do celular e endereço de e-mail

Quais atos posso assinar com o certificado digital e-notariado?

Com o avanço e modernização dos serviços de cartório no Brasil (estamos entre os 20 países com mais serviços públicos digitais!), é possível solicitar e assinar virtualmente documentos como:

➔ Procurações públicas

➔ Escritura Pública

➔ Escritura de Compra e Venda

➔ Ata Notarial

➔ Divórcio extrajudicial

➔ União Estável

➔ Inventário e Partilha

➔ Testamento

➔ Instituição de Bens de Família

➔ Compromisso de Manutenção

➔ Dependência Econômica

➔ Emancipação de Menores

➔ Diretivas Antecipadas de Vontade

➔ Pacto Antenupcial

➔ Reconhecimento de Paternidade

➔ Alienação Fiduciária

➔ Doação

➔ Usucapião

Solicite na Rio Escrituras a emissão do seu certificado digital gratuitamente e prepare-se para adicionar mais agilidade e praticidade na sua vida ou na rotina dos seus clientes.